Roberto Sales lança Frente Parlamentar de Incentivo à Captação e Doação de Órgãos
Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados vai lançar no próximo dia 08 de outubro a Frente Parlamentar de Incentivo a Captação e Doação de Órgãos. A iniciativa foi proposta pelo deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) e tem como objetivo incentivar o aumento de transplantes no país. O deputado republicano conseguiu o apoio de mais de 250 parlamentares, número bem acima que o necessário para a criação do colegiado.
Segundo Sales, a frente pretende avançar quanto à doação de órgãos no Brasil, como alertar a sociedade sobre o assunto. O republicano viveu na pele a espera de um rim, obtendo sucesso quando recebeu a doação de seu pai. “Recebi do meu pai, a quem sou grato, um rim e obtive bons resultados. No entanto, existem aqueles que ainda aguardam na fila do transplante. Por isso, considero essencial à instalação da frente para incentivar, contribuir, debater e fomentar nas políticas públicas relacionadas a esta área”, declara.
Sales chama a atenção para a necessidade de levar esclarecimento à população para que a prática seja estimulada no Brasil. Segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), de janeiro a junho de 2015, cerca de 32 mil pacientes aguardavam na fila de espera, sendo 235 para coração, 1.448 para fígado, 20 para pâncreas, 461 pâncreas e rim, 201 para pulmão, 10.386 para córnea, e 19.249 para rim. Porém, só foram realizados de 3.770 transplantes.
O principal obstáculo para a efetivação da doação, segundo o parlamentar, continua sendo a recusa familiar (44%). “A meta de doações tem tudo para ser atingida, levando-se em consideração o enorme contingente de brasileiros em condições de realizar tal gesto em vida, ou mesmo após a morte, desde que tenha manifestado essa vontade. É um aspecto de suma importância, pois a legislação atual apenas permite, em caso de óbito, a retirada de órgãos mediante a autorização da família”, ressalta o deputado do PRB.
O evento de lançamento contará com a participação de deputados, profissionais da área de saúde executores de transplantes e representantes do setor.
Texto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales
Foto: Roberto Ribeiro