Rio oferece transporte gratuito para profissionais dos serviços essenciais
Os Ônibus da Liberdade, que normalmente transportam alunos para as escolas municipais, ganharam nova serventia nestes tempos de coronavírus, com as escolas fechadas para evitar aglomerações e a possibilidade de disseminação da Covid-19.
Mais de 4 mil servidores da Prefeitura do Rio, que moram em municípios da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo, das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos ou da Guarda Municipal já podem realizar o deslocamento de casa para o trabalho gratuitamente nos Ônibus da Liberdade. E o retorno para casa também. A Secretaria Municipal de Educação colocou à disposição destes profissionais 92 veículos para garantir o deslocamento dos trabalhadores de atividades essenciais para o cumprimento de suas funções durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A ação é realizada sem custos adicionais para a Prefeitura.
Os ônibus atendem aos servidores residentes dos seguintes municípios: Itaguaí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Seropédica, São João de Meriti, São Gonçalo e Niterói.
A operação foi iniciada no dia 30/3. Os ônibus funcionam de segunda a sexta-feira, com horários de partida das 5h30 às 8h e retorno das 18h às 20h. A volta para casa se dá nos mesmos locais de desembarque. As saídas estão programadas para ocorrerem em intervalos de 10 a 20 minutos. Todas as estações contam com um inspetor da empresa encarregada pelo transporte para esclarecer quaisquer informações. Os funcionários de secretarias diferentes podem utilizar os mesmos ônibus, com lotação máxima entre 40 e 44 passageiros sentados por veículo.
Para acessar o transporte basta apresentar, na entrada dos veículos, o crachá, contracheque ou qualquer outra identificação funcional. Os motoristas não estão autorizados a parar em locais que não foram definidos previamente no trajeto inicial e final.