Guarda Municipal leva “abraço musical” aos bairros do Rio
A Prefeitura do Rio, por meio da Guarda Municipal, realizou na manhã desta segunda-feira (06/07) mais quatro apresentações do projeto “Abraço Musical”, levando os músicos da Banda Sinfônica para tocar nos bairros de Irajá e da Penha na Zona Norte do Rio. As três primeiras apresentações ocorreram na Praça Ferreira Souto, no Condomínio Residencial Aníbal Porto e no Conjunto Cruzeiro do Sul, todos em Irajá. O último show ocorreu na Praça Santa Emiliana no Conjunto IAPI da Penha.
Os moradores da Zona Norte foram contemplados com um repertório especial que incluiu clássicos da Música Popular Brasileira, como “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes; “Chega de Saudade”, de Tom Jobim; “Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga; e “Qui nem Jiló”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Com regência do maestro Sérgio Malafaia, a Banda foi formada pelos músicos André dos Santos, no oboé; Efraim Araújo, no fagote; Stael Viegas, na flauta transversal; Edilene Araújo e Rubens Carneiro, nos clarinetes; Márcio Correia, no saxofone alto; Alessandro Pinheiro, no saxofone tenor; Lenilson da Silva e Anderson Ferreira, nos trompetes; Adenilson de Assis e Ricardo Agassis, nos trombones; Alexandre Deodato, na trompa; Paulo Américo, na tuba; Marcelo de Souza, no bumbo; e Fernando Henrique Portugal, na caixa.
Mais quatro apresentações da Banda estão agendadas para esta semana. Na quarta-feira, dia 8, os músicos estarão nos condomínios Solar dos Pássaros, Cardeal Câmara e na Avenida Monsenhor Felix, esquina com Rua Dúlio Costa, ambos no bairro de Irajá. Já na quinta-feira, dia 9, uma apresentação especial será feita para os guardas do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), na base de Campo Grande, na Zona Oeste.
O projeto cultural “Abraço Musical” teve início no dia 5 de maio, com o objetivo de levar alegria e distração a moradores que cumprem o afastamento social em casa. Até o momento, os músicos já passaram por 36 bairros de todas as regiões da cidade, seis hospitais da rede municipal e sete bases operacionais da Guarda Municipal.
Fonte: Prefeitura do Rio