PRB e Pros conversam sobre parceria no Rio de Janeiro
Um encontro republicano. Assim pode ser denominada a agenda realizada na última segunda-feira (26) entre o presidente estadual do PRB, Eduardo Lopes, e o presidente estadual do Partido Republicano da Ordem Social (PROS/RJ), deputado federal Hugo Leal. Na pauta, o cenário político do país, bem como as eleições municipais de 2016. Os dois líderes foram unânimes sobre o fato de que eleitorado do Estado precisa de opções e melhores alternativas para as próximas eleições.
Segundo Lopes, estes encontros são fundamentais porque sempre há prerrogativas de estreitarem parcerias em cidades onde o PROS e o PRB tenham uma candidatura. “É na unidade que os partidos adquirem força e conseguirão fazer uma parceria e realizar uma candidatura viável e competitiva em determinadas cidades. Mais importante ainda é sinalizar para os eleitores que estamos analisando as melhores alternativas para o Rio de Janeiro. Trilhamos por um caminho diferente do que vem sendo entregue pelo sistema político dominante”, destacou Lopes.
O presidente afirmou ainda que a união entre PRB, PROS e PR é viável porque na junção destes partidos, que tem características republicanas, que pode se dar na maioria dos 92 municípios do Estado uma opção viável às eleições municipais. “Somente assim teremos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores com uma visão bem diferente do que a da política dominante”.
Presidente regional do PROS diz que parceria objetiva dar opções ao povo
.
Hugo leal, presidente regional do PROS, falou sobre os vários desdobramentos do encontro: “O fundamental é que, dessa forma, estamos criando alternativas para o eleitorado do Rio de Janeiro. É uma forma de trazermos outros nomes, fazermos renovação de lideranças. Nosso objetivo é mostrar que os partidos políticos do Rio estão com disposição para fazer um enfrentamento aqui no estado, nas próximas eleições”, comentou.
Leal também deixou claro ser contra a hegemonia partidária e a favor do diálogo entre partidos: “O esforço é conseguir conciliar candidaturas viáveis nos 92 municípios, o que não for possível estaremos lealmente disputando as eleições, e, com certeza, construindo um cenário mais sólido do ponto de vista deste diálogo entre os partidos. Todo este trabalho é para que se possa dar à população do estado alternativas. Não queremos hegemonia partidária, mas entendimento entre os partidos”, destacou.
Também participaram da reunião o deputado federal Roberto Sales, o vice-presidente estadual do PRB, Isaías Zavarise, o pré-candidato a vereador em São Gonçalo, Bispo Salvador, e a deputada federal Rosangela Gomes, que elogiou a iniciativa. Como coordenadora nacional do PRB Mulher, ela lembrou que esta parceria poderá ser benéfica e aumentar a participação das mulheres na política.
“Acho importante porque passa a ser uma opção viável para a cidade que, talvez sozinha, não conseguisse alcançar o objetivo político proposto. Espero que com isso tenhamos uma maior representatividade feminina, com mais prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras”, assegurou Rosangela, que é pré-candidata a prefeita em Nova Iguaçu.
Ascom PRB/RJ
Fotos: José Muniz