Parabéns para nosso Rio de belezas e desafios!
Escrever sobre o Rio de Janeiro pode parecer uma tarefa das mais fáceis, mas não é… São tantos atrativos, tantas belezas: praias famosas, pontos turísticos maravilhosos conhecidos pelo mundo afora. Um dos seus maiores cartões-postais, o Estádio do Maracanã, é um patrimônio que fez e sempre fará a alegria de torcedores de todo o planeta.
Só podia ser no Rio mesmo… Quem gosta de futebol e acompanha sua história fantástica lembrará que foi no “Maraca”, que ocorreu o gol inaugural de Didi, em 1950. E vai ser difícil esquecer dos sete jogos que o estádio sediou na Copa do Mundo de 2014. Uma pedra em nosso sapato foi o fato de não estarmos incluídos na grande final (risos).
Mas, o Rio é constituído por seu povo. Anfitriões natos recebem pessoas de toda parte. Seja para fazer turismo ou para morar. Para termos ideia da importância da receptividade da Cidade Maravilhosa, no ano passado, foi divulgado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), um plano de atendimento e atenção com o objetivo principal de lhes facilitar o acesso e lhes proporcionar serviços e políticas públicas que lhes garantam viver dignamente.
Mas, não é só de exaltação à beleza, do desfrutar das opções de diversão que o Rio vive. São inúmeros os problemas a serem destacados e que não podem passar despercebidos, nesta data emblemática, onde nosso Rio faz 450 anos. Temos que lembrar de questões lamentáveis e recorrentes que esta cidade, designada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, não merece ser portadora.
Neste dia e mês festivos, em que muito se falará da cidade, lembremo-nos dos sérios problemas em relação à mobilidade urbana, com reflexos nos transportes urbanos.
Saúde sucateada, motivada pelo galopante descaso. Um mal que cresceu na contramão do desenvolvimento da população sofrida pela falta de hospitais e serviços públicos de saúde.
O total descontrole da violência, obras sanitárias em descompasso, o lixo se avolumando, crescimento desordenado motivado pela omissão de tantos governos, com suas regras organizacionais que deixaram a desejar. E o que falar da tão recente crise hídrica, mais uma dor de cabeça?
Seriam muitas outras questões desagradáveis para citar, mas quero finalizar com esperança de dias melhores para o Rio. Sou nascido na cidade de Santo André, São Paulo, mas afirmo-me naturalizado carioca. Sinto-me privilegiado por ter passado muitos anos da minha vida nesta cidade, onde moro com minha família atualmente e tenho a honra de ser o presidente estadual do PRB.
Desejo para todos os nascidos, agregados, admiradores refugiados, batalhadores da Cidade Maravilhosa, que o nosso Rio continue lindo, mas que vocês nos ajudem a fazer desta cidade um lugar em que as políticas públicas sejam respeitadas, em que não sejamos reféns dos oportunistas, alheios ao caos que se formou.
Você não merece que esta cidade seja lembrada nos noticiários internacionais como a cidade onde fica a sede da Petrobras, empresa diariamente citada em escândalos financeiros. Ao contrário, queremos apuração e rigor, porque esta empresa sempre foi reconhecida mundialmente pela excelência, o que muito orgulho nos dá. Parabéns, Rio, pelos seus 450 anos.
Eduardo Lopes – Vice-presidente nacional e presidente estadual do PRB/RJ