“Minha missão é trabalhar para o povo de Seropédica”, afirma o vereador Waguinho
Ele se declara “workholic”, termo em inglês aos que se dedicam ao trabalho de forma intensa. Wagner Vinicius de Oliveira, o Waguinho (PRB-RJ), afirma que trabalha 20 horas por dia e que as ideias e projetos para favorecer a população fervilham em sua cabeça. Casado, pai, ele diz que seu hobbie é ser político e que desde criança sonhava em sê-lo. Exercendo o seu primeiro mandato, o vereador, que é presidente da Câmara enfrentou vários desafios, sendo o maior deles o de assumir a prefeitura no período em que o prefeito Alcir Martinazzo foi cassado, em julho deste ano, após denúncias de ex-funcionário da prefeitura.
Em entrevista ao site do PRB-RJ, ele fala sobre o seu trabalho e perspectivas para as Eleições 2016, já que é pré-candidato a prefeito por Seropédica, Mesorregião Metropolitana do Rio de Janeiro.
PRB/RJ– Quando começou o seu interesse pela política?
Waguinho- Desde criança eu já tinha este interesse. Acho que está no sangue, porque sempre gostei do assunto. Creio que pelo interesse em ajudar as pessoas. Foi acontecendo naturalmente, observava as dificuldades do povo, principalmente nas áreas da educação e saúde. O curioso é que não venho de uma família de políticos, sou o primeiro político na família.
PRB RJ- O que lhe incomoda na política?
Waguinho- Saúde e educação são fundamentais e estão esquecidas, por isso, em minha gestão, priorizo estas questões. No decorrer do meu mandato farei de tudo para trazer resultados positivos em relação a estas áreas para o meu município.
PRB RJ- Como está o seu trabalho, o seu mandato?
Waguinho- Está sendo um aprendizado. Estou no terceiro ano de mandato, na verdade, três anos e 10 meses. Hoje sou presidente da Câmara, uma responsabilidade muito grande, as coisas estão acontecendo muito naturalmente em minha vida e muito rápido.
PRB RJ- Quais as questões mais preocupantes no município?
Waguinho- Saúde precária, crescimento desordenado e educação sem qualidade para as crianças.
PRB RJ- Você tem sido contundente em relação à forma que está sendo feita a política em Seropédica. Por que?
Waguinho- Considero-me um fiscalizador porque cumpro o que a lei determina. Sei que alguns políticos não estão acostumados com vereadores assim, mas faço a minha parte. No meu mandato, os meus companheiros da classe pensam como eu. Estamos unidos planejando um futuro melhor para o município.
PRB RJ – Você assumiu a prefeitura em julho após o prefeito Alcir Martinazzo ter sido cassado. Como foi esta experiência?
Waguinho – Ele foi cassado pelo legislativo após a denúncia de um ex-funcionário da prefeitura, mas voltou após liminar. Outra CPI que estava em andamento na Câmara o afastou novamente, mas a justiça o conduziu novamente ao cargo. Foi mais uma experiência enriquecedora como foi o meu primeiro dia de mandato como vereador, o meu primeiro dia de mandato como presidente da Câmara, como prefeito. Algo que eu não esperava.
PRB RJ- E como foi o seu trabalho na prefeitura?
Waguinho- Encontrei um município desorganizado. Era muito trabalho, pouco dinheiro, muito dinheiro gasto errado. Fiquei apenas 12 dias, como prefeito e trabalhalhava 20 horas consecutivas. Foi uma experiência ótima, pois mostrou que eu estou preparado para ser prefeito de Seropédica. Acima de tudo, eu quero o melhor para o meu município.
PRB RJ- Você acredita que incomodou neste curto período como prefeito?
Waguinho- Fizemos o correto. Montamos uma equipe, fizemos gestão, cortamos gastos, reduzimos contratos, mas na hora que estávamos fazendo investimentos a justiça reconduziu o prefeito ao cargo. Eu respeito o judiciário, mas exerço a minha função, cumpro o que a lei determina. Esta é a obrigação do vereador, que tem que fiscalizar, elaborar leis, aprovar orçamento, fazer emendas, o que achar necessário em sua região, no seu bairro, na sua comunidade. Trabalho com uma tranquilidade muito grande e tenho certeza de que estou exercendo meu mandato efetivamente. Não só eu, mas todos os meus colegas do legislativo. Hoje o legislativo de Seropédica é ímpar, o que é muito importante para o futuro do município. Sei que não agrado a todos, mas estou pronto.
PRB RJ- Em sua opinião, quais seriam as opções para otimizar a administração de Seropédica?
Waguinho- Um prefeito não faz gestão sozinho, ele precisa trabalhar em conjunto. É necessário planejamento, uma equipe com gestores que cortem gastos desnecessários, façam investimentos e planejem um futuro melhor para o município que já vem sofrendo há muitos anos.
PRB RJ- Ser um político do PRB é…
Waguinho- Ter oportunidade de fazer um trabalho em prol do povo, ter orgulho de vestir esta camisa. Fazer parte do mesmo partido do senador Marcelo Crivella, que é um referencial com grande capital político. Saber que a população me reconhece e está acompanhando mais o nosso trabalho legislativo.
Por Mônica Soares
Ascom PRB RJ
Fotos: José Muniz