João Mendes de Jesus homenageia os 40 anos da Independência de Angola
Vereador também realizou audiência sobre negócios e oportunidades no país africano
O vereador João Mendes de Jesus (PRB) realizou, no plenário da Câmara Municipal, homenagem aos 40 anos da Independência de Angola. O vereador recebeu para participar da cerimônia o cônsul do país africano no Rio de Janeiro, Rosário Gustavo Ferreira de Ceita, e sua esposa, Beatriz Gustavo Pereira de Ceita, que vieram acompanhados de funcionários do consulado angolano, bem como de empresários e de servidores de Angola, que, pela manhã, participaram, no auditório do Legislativo, de discussão sobre oportunidades e negócios que podem ser realizados em Angola.
No período da tarde, e com o plenário lotado, o vereador João Mendes de Jesus afirmou que as relações de Brasil e Angola são perenes e que, por ambos países falarem a mesma língua, serem tropicais, com topografias parecidas, além de importante parcela do povo brasileiro ter como seus ancestrais milhões de angolanos, que vieram para o Brasil durante a escravatura, as duas nações tem todas as oportunidades de sacramentar seus laços sanguíneos, bem como realizarem negócios, em inúmeros setores da economia, que se materializam na prospecção de petróleo, construção civil, mineração, agricultura, pesca, cultura, turismo e energia.
O cônsul de Angola, Rosário Ceita, agradeceu pela cerimônia de independência realizada pelo vereador João Mendes de Jesus, bem como reiterou suas palavras ao dizer que Angola está aberta a receber os brasileiros que desejam conhecê-la, além de reafirmar que o país da África Ocidental está também aberto a negócios, porque se tornou um lugar de oportunidade e que tem muito a ser realizado, no que concerne a investimentos em infraestrutura, turismo e agricultura.
A autoridade angolana lembrou que o Brasil, em 1975, foi o primeiro País no mundo a reconhecer a independência de Angola, o que para ele foi um ato de coragem diplomática, em um mundo que estava no auge da Guerra Fria liderada pela União Soviética e os Estados Unidos. Para o cônsul, a atitude do Brasil foi estratégica, inteligente, porque naquele momento o Brasil, além de se tornar um importante parceiro comercial, tornou-se também um aliado político, já que logo após a independência Angola entrou em uma longa guerra civil.
Ao dar continuidade à fala do cônsul, o vereador João Mendes de Jesus asseverou que o Brasil e Angola, além de serem países-irmãos, o são também uma representatividade do que tem de melhor na África e na América do Sul, no que diz respeito a ambos povos serem trabalhadores e voltados para a paz e o desenvolvimento. O parlamentar disse ainda que é uma honra fazer homenagens à independência de um país tão importante em todos os sentidos, bem como um parceiro comercial e histórico importante.
“Por reconhecer a importância de Angola, apresentei projeto de lei que transforma o 11 de Novembro, Dia da Independência de Angola, em Patrimônio Imaterial do Município do Rio de Janeiro. O Brasil foi o primeiro País a reconhecer a independência angolana e o Rio também a reconhece como a torna um patrimônio do povo carioca. Angola cooperou, efetivamente, para construir a identidade cultural brasileira” — conclui João Mendes de Jesus.
Assessoria de Imprensa do Gabinete Parlamentar do Vereador João Mendes de Jesus (PRB)