“Fábrica de Escolas é a retomada da cidadania”, diz João Mendes de Jesus
O vereador João Mendes de Jesus (PRB) afirmou hoje, na Câmara Municipal, que a Fábrica de Escolas é a retomada da cidadania, porque, segundo o parlamentar, não há nada mais importante do que a educação, ainda mais quando ela é destinada aos mais pobres, que comportam a grande maioria da população.
João Mendes de Jesus visitou uma das fábricas de escola e ressaltou que a inauguração dessas fábricas, por parte da Prefeitura, resgata ao legado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Anísio Teixeira, dentre outros brasileiros que sempre consideraram a educação como pedra fundamental para um país se tornar desenvolvido e civilizado.
“Vão ser construídas 136 escolas. Elas serão produzidas em série. Além disso, outras 77 unidades existentes vão ser reformadas e terão turno único. Os investimentos são da ordem de R$ 2,1 bilhões, com um prazo de entrega até o fim de 2016. É uma verdadeira revolução no ensino que o Rio está a viver, o que, sem dúvida, fará com que o povo carioca tenha acesso ao bom ensino e a uma vida de melhor qualidade. Educação é liberdade e propicia uma vida melhor para as pessoas” — afirma João Mendes de Jesus.
O político ressaltou ainda que o Programa Fábrica de Escolas do Amanhã recuperará o tempo perdido ao resgatar os CIEPs de Leonel Brizola, político que sempre defendeu durante 50 anos a educação integral, universal, pública e de boa qualidade, com matérias extraclasses, como educação física, além de oferecer alimentação, médicos, dentistas e nutricionistas para as crianças e adolescentes.
João Mendes acredita que sem escola de boa qualidade não existe sociedade desenvolvida, porque somente o ensino e a educação libertam e inspiram um futuro melhor. Conforme o político, a meta é ampliar de 20,7% para 35% o número de escolas de ensino fundamental, exemplificadas em unidades escolares de tempo integral, creches e espaços de desenvolvimento infantil (EDI).
As primeiras Fábricas de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola que foram ou serão inauguradas são as de Ilha do Governador, Bangu, Sepetiba e Anil. As escolas atenderão 225 mil alunos em turno único e funcionarão sete horas por dia. A previsão é entregar as primeiras escolas no segundo semestre de 2015. Algumas unidades escolares terão ensino profissionalizante.
Salas climatizadas estão no projeto: primeiras unidades serão entregues no segundo semestre de 2015
Assessoria de Imprensa do Gabinete Parlamentar do Vereador João Mendes de Jesus (PRB)