Em audiência como o ministro Arthur Chioro, a deputada Rosangela Gomes solicita atenção para a Baixada Fluminense
O Hospital Geral de Nova Iguaçu (Hospital da Posse) é uma das maiores unidades com emergência de “porta aberta” da Baixada Fluminense, no Rio Janeiro. Atende uma média de 13 mil pacientes por mês, o que representa uma sobrecarga em cerca de 50% da capacidade estrutural instalada.
É referência em atendimento de trauma da região. Apesar de ser municipal, atende pacientes de todos os municípios da região e ainda os acidentados de todo trecho da Rodovia Presidente Dutra, que corta as cidades da Baixada Fluminense.
Atualmente, 45% dos atendimentos são de pacientes vindos principalmente de cidades como Belford Roxo, Mesquita, São João de Meriti, Queimados e Nilópolis. Vendo a situação precária na saúde na Baixada Fluminense, a deputada federal Rosangela Gomes, durante a audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família, em parceria com as comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, solicitou ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, uma atenção para a Região.
“É um problema crônico que se arrasta há décadas. Sou do Estado do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, onde temos mais de cinco milhões de habitantes e o único hospital de alta complexidade é o Hospital da Posse, uma unidade de urgência e emergência. Estamos assistindo a um genocídio consentido todos os dias e, apelo, em público, para que o governo e o Ministério da Saúde tomem providências para minimizar os problemas enfrentados pela população”, reivindicou a deputada.
Por: Cristiane Alves
Foto: Douglas Gomes