Crivella debate terminais pesqueiros e entrega carteiras de pescador na cidade do Rio de Janeiro
Ministro da Pesca e da Aquicultura estará na Coppe/UFRJ nesta sexta-feira e no sábado na praia de Copacabana
O ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, abre hoje, sexta-feira (8), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, o seminário internacional “Programa de Modernização dos Terminais Públicos Pesqueiros e Aquicultura”, promovido pela GEHR Internacional e pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). A iniciativa visa aproximar empresas e academia em benefício do desenvolvimento da infraestrutura da pesca e da aquicultura do Brasil. A solenidade, com a presença do ministro, está marcada para às 9 horas.
Crivella permanecerá no Rio de Janeiro e no sábado entregará a nova Carteira Nacional de Pescador Profissional para trabalhadores da região metropolitana na Colônia de Pescadores da praia de Copacabana (Z-13 Posto 6), às 11 horas. A substituição do documento antigo pelo novo faz parte do esforço do Ministério da Pesca e Aquicultura para valorizar o verdadeiro pescador e coibir fraudes contra o Seguro Defeso.
Ao mesmo tempo em que trata de ordenar a pesca e oferecer cidadania ao pescador, o Ministério mantém uma política forte de infraestrutura, onde estão inseridos os Terminais Pesqueiros Públicos (TPPs) e os Centros Integrados de Pesca e Aquicultura (CIPAR). O Estado do Rio de Janeiro ganhará, em breve, o seu Cipar, construído em Niterói e em fase final de estruturação. O MPA vem discutindo com o setor formas de melhor gerenciar os terminais e fazer com que eles atendam as necessidades da pesca e da aquicultura, em especial dos pequenos pescadores, que sofrem com a falta de um local adequado para descarregar o pescado. “O pescador artesanal é a ponta mais frágil da cadeia produtiva. Quando sai para pescar paga o preço de mercado pelo gelo e pelo combustível. Quando retorna e não possui infraestrutura, entrega o pescado pelo preço que encontrar, para não perdê-lo”, argumenta Crivella.
O seminário no Rio de Janeiro busca incrementar a interação entre empresas e institutos de pesquisa, com o objetivo final de identificar iniciativas relevantes, práticas de comprovado sucesso e atores que possam contribuir de modo significativo para a consecução dos objetivos previstos na Lei nº 11.959, de 29 de junho de 2009, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca e o Decreto 5.231 de 2004, que dispõe sobre os princípios e regras a serem observados pela administração pública federal na criação, organização e exploração de Terminais Pesqueiros Públicos.
Serviço
Hoje – Dia – 8/11/2013, a partir das 9 horas
Seminário “Programa de Modernização dos Terminais Públicos Pesqueiros e Aquicultura”
Local – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Av. Horácio Macedo, 2030, Auditório do Centro de Tecnologia no Bloco “G”, sala 122, Cidade Universitária – Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, RJ
Amanhã – Dia – 9/11/2013 a partir das 11 horas
Entrega da Carteira Nacional de Pescador
Local – Posto 6 – Colônia Z-13 – Praia de Copacabana – Rio de Janeiro – RJ
Fonte e foto: Ascom MPA