Cerimônia de Posse do deputado Danniel Librelon no Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas
O deputado Danniel Librelon (REP), coordenador da Frente Parlamentar de Humanização e Atenção dos Atendimentos nos Serviços Públicos em Geral da Alerj, assinou nesta segunda-feira (4), o termo de posse no Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas. O convite foi feito pelo presidente do núcleo, o deputado estadual amazonense, João Luís.
Ambos do mesmo partido, eles estreitaram laços durante um congresso da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que foi realizado no estado do Ceará no final de 2023.
Librelon entendeu a importância do projeto e ao ser convidado para fazer parte, enxergou uma oportunidade de posteriormente realizar a implantação de um Núcleo de Relações Internacionais na Alerj.
“As Casas Legislativas tem a sua preocupação com todo o estado. O Rio de Janeiro tem a sua importância para o nosso país, assim como o estado do Amazonas também tem. E agora como membro do Nuriam, nosso trabalho vai ser entender quais as vertentes que eles criaram por lá, para quando tivermos a oportunidade de trazer um núcleo semelhante para funcionar na Alerj, a gente consiga fomentar não só a questão comercial, mas também a formação de pessoas interessadas no intercâmbio com outros países” detalhou.
Ainda segundo Librelon, ele e o deputado do Amazonas se reuniram na última sexta-feira (1), com o Procurador Geral da Alerj, Robson Maciel.
“O Nuriam do Amazonas foi instalado através de uma Resolução e votado em plenário. Sendo assim, na conversa que tivemos com Procurador, apresentamos esses e outros aspectos. Importante destacar que o núcleo não vai pertencer ao deputado e sim a Instituição Legislativa. No mesmo dia, também conversamos com a professora Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Uerj. Nosso papel lá foi apresentar e mostrar o ganho que o estado terá quando houver a implantação do núcleo, sobretudo com o apoio da universidade com a participação em pesquisa e inovação. Por isso, a nossa missão será trazer o núcleo para a Alerj, independente de questões partidárias”,destacou.
De acordo com o deputado João Luís, coordenador do Nuriam, o núcleo foi criado há menos de um ano e já tem dado frutos.
“Logo nos primeiros meses deste núcleo nós assinamos com o embaixador da China, uma cooperação com a maior Faculdade Chinesa. E de lá para cá foram muitos resultados. Desde janeiro, estamos com professores ensinando Mandarim na Universidade Federal do Amazonas. Além disso, estamos em tratativas com o governador do Amazonas para termos a primeira escola pública bilíngue que vai ensinar Mandarim para o ensino fundamental e médio”, afirmou.
João Luis disse ainda que a entrada do deputado Librelon no Nuriam será de ganho para ambos os estados.
“O Rio de Janeiro é a porta de entrada para o Brasil. Seja de reuniões, debates ou comércio. Sendo assim, enxergamos no deputado Librelon um parlamentar atuante no estado. Seu dinamismo, e protagonismo serão muito agregadores para o Nuriam. E por isso, entendemos que com a perspectiva dele poderemos ter a promoção de um intercâmbio de conhecimento entre os estados no ponto de vista científico, econômico e industrial”, justificou.
O professor Neibe Araújo, como secretário-geral do Nuriam, salientou que o trabalho do núcleo tem sido inovador no estado do Amazonas.
“Quando temos pessoas comprometidas e a vontade de fazer acontecer os resultados aparecem mais rápido. Estivemos em Portugal assinando um termo de cooperação, tanto no setor de indústria e comércio como no setor científico cultural. Além disso, essa parceria tem abraçado startups portuguesas, para que haja um intercâmbio com as starups de Manaus, um segmento muito importante de inovação e tecnologia. E esse é o papel do Nuriam. Criar pontes, realizar trocas de informações e construção de políticas públicas para ambos os lados”,enfatizou.
Nuriam
O Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam) da Aleam, é coordenado pelo deputado João Luiz, conta como vice-coordenador, o professor e presidente do Instituto Sociocultural Brasil/China (Ibrachina), Dr. Thomas Law e o professor Neibe Araújo, como secretário-geral. Seu objetivo é a integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas. O núcleo é um projeto estratégico e inovador que visa impulsionar a paradiplomacia no estado e fortalecer a competitividade internacional.
O Nuriam assinou um Acordo de Cooperação com o Governo de Portugal, por meio da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) de Portugal, Isabel Damasceno Vieira de Campos Costa com o objetivo promover a interação entre empresas, instituições de ensino e pesquisa do Estado do Amazonas e da Região Centro de Portugal.