Caminhada do grupo CompartIlha reúne cerca de 3 mil pessoas para reivindicar os direitos dos autistas
Cerca de 3 mil pessoas participaram da primeira caminhada em prol da conscientização do autismo, neste último domingo (13/4), na Praia da Bica, na Ilha do Governador.
A iniciativa do grupo de pais CompartIlha teve o objetivo de chamar a atenção das autoridades para o cumprimento dos direitos e da inclusão social dos autistas.
O universo lúdico esteve presente com as brincadeiras dos palhaços e pernas-de-pau que percorreram todo o trajeto, da Biquinha à Praça Jerusalém, divertindo as crianças e os adultos.
Além disso, um grupo de capoeira também animou o movimento que recolheu alimentos não perecíveis para doar à organização não governamental Grupo da Solidariedade que distribuiu as camisetas feitas especialmente para a mobilização.
Segundo a vereadora Tânia Bastos, autora da lei nº 5.657/2013, que incluiu o dia 2 de abril como o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, e também da lei nº 5.389, que dispõe sobre a divulgação da identificação do autismo infantil através de material impresso, a mobilização é importante para ampliar a discussão sobre o tema. “Nosso objetivo é que toda a população do Rio de Janeiro se conscientize, porque, dessa forma, nós conseguiremos lutar por políticas públicas para os portadores do autismo”, afirmou a parlamentar.
Autista, cego e universitário, Saulo Pereira é um dos exemplos de superação. “Eu gosto muito de cantar. A música fez com que eu melhorasse do autismo”, disse o jovem.
Para a coordenadora da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, Tânia Brendas, o evento é uma oportunidade de promover a inclusão. “Estou representando a educação e muito feliz em participar com meus alunos, pois incluir é acolher e todos os autistas têm este direito”, ressaltou.
O diretor do Colégio Passaredo Coletividade Educacional, professor Josué Gomes da Silva também aderiu à campanha. “Já somos uma escola inclusiva e esperamos que esta caminhada sirva para inspirar outras unidades educacionais”, observou.Já o subprefeito da Ilha, Nelson Miraldi, cumprimentou os organizadores do evento. “Todos estão de parabéns por esta belíssima iniciativa”, elogiou.
O evento contou com o apoio da subprefeitura da Ilha, de empresários da região, da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, Escola Municipal Rotary, do Colégio Passaredo Coletividade Educacional, da Fundação Mundo Azul e de toda a sociedade civil.