Projeto de João Mendes trata da implementação de programas de prevenção às drogas
O Projeto de Lei n° 2606/2013 de autoria do vereador João Mendes de Jesus (Republicanos), dispõe sobre diretrizes às empresas privadas de médio e grande porte, além de entidades públicas do Município do Rio de Janeiro, cuja finalidade é implementar programas de prevenção ao consumo de álcool e drogas ilícitas durante a jornada de trabalho ou seus intervalos.
De acordo com João Mendes, o programa é de essência humanitária e visa ajudar os trabalhadores e servidores da iniciativa privada e do setor público que costumam usar drogas e consumir bebidas alcoólicas no decorrer da jornada de trabalho, realidades essas que causam problemas para se concentrar no trabalho, bem como uma pessoa fora do seu estado normal poderá causar acidentes e ter também problemas de relacionamento.
“O meu projeto já está a ser apresentado em plenário e espero que meus colegas o aprovem, porque se trata de uma matéria que ao se tornar lei ajudará, e muito, os trabalhadores do setor público e da iniciativa privada. O álcool e as drogas ilícitas causam transtornos graves à boa convivência e ao trabalho diário. O projeto tem por propósito de implementar programas para que se combata a dependência química e, com efeito, os trabalhadores possam ter uma vida melhor e em paz”, afirma João Mendes.
O parlamentar disse ainda que estabelecer e implementar programas e políticas de prevenção, redução e tratamento dos problemas relacionados com o consumo de álcool e de drogas ilícitas durante a jornada de trabalho, principalmente durante os intervalos é uma questão social complexa e que por isso necessita da cooperação dos chefes das empresas e do Executivo municipal.
“Queremos fomentar a segurança e a saúde durante a jornada de trabalho por meio de programas de informação, instrução e conscientização dos problemas decorrentes do uso de álcool e de drogas ilícitas. Para isso, é necessário também incluirmos as famílias dos empregados e funcionários nos programas de prevenção ao uso de álcool e drogas no local de trabalho, além de serem informadas e convidadas a participar de atividades de sensibilização, educação e aconselhamento”, conclui João Mendes de Jesus.
Ascom vereador João Mendes