Concurso fotográfico pretende estimular a reflexão sobre Direitos Humanos
A reflexão sobre os Direitos Humanos no cotidiano da assistência social é o tema do concurso fotográfico “O que há por trás da foto”, lançado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), como parte das ações em comemoração aos 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O concurso é voltado para os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Prefeitura do Rio de Janeiro.
As fotos concorrentes devem registrar fatos, acontecimentos, situação ou paisagem no cotidiano do trabalho e que remetam a violações ou garantias de direitos. As fotografias escolhidas participarão de uma mostra fotográfica que comporá a grade do “II Festival Rio + Humano” que está sendo organizado pela Subsecretaria de Direitos Humanos (SUDH), vinculada a SMASDH.
As inscrições para o concurso já estão abertas e serão encerradas no dia 18 de novembro. As fotos serão selecionadas pelo júri nos dias 21 e 22 e o resultado será anunciado no dia 23. A exposição será aberta no dia 3 de dezembro. Os autores das fotos escolhidas participarão do curso de extensão em fotografia produzido pelo Laboratório de Imagem da Faculdade de Serviço Social da UERJ (LI). Veja abaixo o regulamento do concurso na íntegra:
1° CONCURSO FOTOGRÁFICO DE DIREITOS HUMANOS
REGULAMENTO
CRONOGRAMA:
Inscrições de fotos: Até 18/11/2018
Seleção das fotos pelo júri: 21 a 22 de novembro
Resultado do concurso: 23 de novembro
Exposição: 03/12/2018
QUEM PODE PARTICIPAR:
Os trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) da Prefeitura da
Cidade do Rio de Janeiro, com fotos que registrem um fato, acontecimento,
situação ou paisagem no cotidiano do trabalho e que remetam à violações e/ou
garantias de direitos. A foto deve estar relacionada a um ou mais artigos da
Declaração Universal de Direitos Humanos.
ESCOPO DO CONCURSO:
1 Serão consideradas válidas as fotos que tratarem do tema Direitos Humanos no
Cotidiano da Assistência Social;
2 Haverá duas modalidades: Violações de Direitos Humanos e Garantias de
Direitos Humanos;
3 Somente serão aceitas fotos inéditas que nunca tenham participado de outros
concursos;
4 As fotografias enviadas devem ser de própria autoria e não constituir plágio de
espécie alguma;
5 As fotos devem ser digitais ou digitalizadas;
6 Os autores das fotografias inscritas assumem total responsabilidade em relação
ao direito autoral e de imagem nas fotografias, isentando os organizadores,
apoiadores de qualquer eventual reclamação sobre o conteúdo da fotografia.
COMO PARTICIPAR:
Os interessados deverão enviar sua fotografia para o e-mail
dhconcursofotografico2018@gmail.com com o assunto: concurso fotográfico até dia 18/11/2018 conforme cronograma. No corpo do e-mail deve conter:
Nome completo do participante;
Local de trabalho;
Função;
Telefone e e-mail de contato;
Local onde foi tirada a foto;
Breve informação sobre o conteúdo da fotografia fazendo a ligação com os
artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos e o trabalho da
Assistência Social;
Informar em qual modalidade a fotografia se insere (ver item 2 do Escopo do
Concurso);
Os arquivos das fotografias deverão ser anexados no e-mail no formato JPG
com tamanho mínimo de 2MB e máximo de 5MB;
A nomeação do arquivo deverá seguir o seguinte modelo: NomeSobrenome-
LocaldeTrabalho, Exemplos: RenatoSoares-crastijuca2casdh , MarianaCosta-
creassm4casdh , CarlosSilva-ursbangu8casdh
10.Cada participante pode enviar até três fotografias.
JULGAMENTO:
As fotografias inscritas serão analisadas pela comissão julgadora que verificará
as normas do presente regulamento e enviará o aceite ou não para o
participante;
Os autores das fotografias escolhidas serão comunicados por e-mail no dia 23
de novembro de 2018;
O júri será composto por 1 fotógrafo profissional, 1 fotógrafo amador não
participante do concurso, 05 membros indicados pela Subsecretaria de Direitos
Humanos;
Nos critérios de avaliação serão levados em conta os seguintes quesitos:
adequação ao tema, originalidade, qualidade e dificuldade em obter o registro.
Para cada registro será dada uma pontuação de 1 a 5. A pontuação final será
dada pela soma dos quesitos de todos os avaliadores e o desempate será feito
em reunião do júri;
Os nomes dos membros do júri serão mantidos em sigilo até o final da seleção
do concurso;
A comissão julgadora tem autonomia e liberdade de escolha, não cabendo
nenhum recurso ou impugnação contra as decisões referentes às fotos
selecionadas;
PREMIAÇÃO:
Os autores das fotografias escolhidas participarão do curso de extensão em
fotografia produzido pelo Laboratório de Imagem da Faculdade de Serviço
Social da UERJ (LI), em data a ser divulgada.
DISPOSIÇÕES FINAIS:
Ao encaminhar as fotografias os participantes estarão de acordo com as regras
deste regulamento, às quais estarão vinculados automaticamente;
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora;
Os participantes desde logo autorizam de forma irretratável e irrenunciável a
SUBDH/SMASDH, sem quaisquer ônus e por prazo indeterminado, a
expor/utilizar as fotografias em locais públicos, eventos e/ou material de
divulgação da SUBDH, bem como em possível catálogo que venha a ser
editado. Nenhuma foto fará parte de qualquer tipo de banco de imagens para
comercialização nem será usada em publicidade, a não ser com a autorização
do autor(a), detentor(a) dos direitos patrimoniais e morais sobre a foto inscrita,
devendo sempre o referido produto conter o crédito de forma legível do(a)
autor(a) cedente.
Fonte: Assessoria do João Mendes