Tia Ju participa da 7ª Caminhada da Adoção no Rio

A presidente da Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente e Idoso, deputada estadual Tia Ju (PRB-RJ), participou da 7ª Caminhada da Adoção que reuniu aproximadamente duas mil pessoas na Praia de Copacabana, zona sul do Rio, no domingo (22). A parlamentar, que é considerada Madrinha da Adoção, compareceu ao evento com toda a sua assessoria e convidados. Pessoas ligadas à causa, como Bárbara Toledo, responsável pelo projeto Quintal de Ana; o desembargador Siro Darlan; a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira; a juíza Rachel Chrispino, coordenadora das varas da Infância e Juventude (CEVIJI) também marcaram presença.
Presente à caminhada, Sérgio Luiz, juiz da 4° vara da infância e adolescência do Rio de Janeiro, falou sobre a adoção tardia: “Muitas famílias têm apenas o interesse em adotar crianças de 0 a 3 anos e esquecem que também existem outras crianças de faixa etária mais elevadas. É preciso que os pretendentes à adoção conheçam também as crianças maiores e os adolescentes que vivem em instituição de acolhimento”, afirmou o magistrado.

Tia Ju falou ainda da importância da sociedade vestir a camisa da adoção e derrubar barreiras que ainda persistem na mente das pessoas. A parlamentar destacou que os processos para as audiências tem diminuído, bem como o tempo de espera, o que beneficia as famílias interessadas:
“O tempo foi reduzido para um ano, graças à força das audiências concentradas, o que tem contribuído para a agilização do processo”, declarou a parlamentar, e ressaltou que as crianças e os adolescentes que foram abandonados ou vivem em abrigos tenham a oportunidade de terem uma família: “Adoção é amor, carinho e afeto. É vida! Adotar é a gestão do coração”, finalizou.
Por Fabio Gabriel/ Ascom deputada Tia Ju
Fotos: Mariana Ramos