SINC-RIO promove capacitação sobre autismo e inclusão em escola de aviação
A Secretaria Especial de Inclusão (SINC-Rio) realizou, recentemente, a terceira edição da ‘Capacitação Autismo e Inclusão’, que foi realizado na Escola de Aviação JetClass, em Del Castilho (zona norte), e reuniu cerca de 30 pessoas entre alunos e profissionais da aviação civil.
A atividade teve como propósito ampliar conhecimentos, compartilhar experiências e fortalecer estratégias práticas de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso foi ministrado pelas técnicas da SINC-Rio e organizado em cinco módulos: Inclusão, Neurodiversidade e Capacitismo; Definição e características do TEA; Níveis de Suporte e Acessibilidade; Inclusão na Prática; e Dinâmica de compartilhamento de experiências.
Segundo o secretário Especial de Inclusão, João Mendes de Jesus, a iniciativa busca difundir informações relevantes e preparar profissionais de diferentes áreas para lidar com a diversidade.
“Oferecemos a capacitação e, desta forma, propiciarmos a transmissão de informações úteis para quem deseja aprender métodos de cuidado e acolhimento de pessoas com autismo. A SINC tem por propósito incluir, mas é necessário repassarmos informações a cuidadores, familiares e profissionais, a exemplo de comissários de bordo. Queremos construir pontes e não muros que limitem”.
Acolhimento e inclusão durante voos
A capacitação contou com a parceria da JetClass Aviação, escola que oferece cursos para comissários de voo, pilotos e agentes de aeroporto há mais de 25 anos. A coordenadora da instituição, Inês Fontoura, apresentou o projeto “TEAcolha — Voe Tranquilo”, que atende famílias atípicas interessadas em viajar de avião com filhos autistas.
“Apesar de não ser mãe de autista, solidarizo-me com a causa. O projeto nasceu quando um amigo pediu dicas sobre como viajar com seu filho autista. Como temos um simulador de voo, sugeri que ele trouxesse o menino para uma experiência. A partir daí, senti-me encorajada a ajudar outras famílias e criamos o “TEAcolha — Voe Tranquilo”, relata Inês.
Para os alunos dos cursos de comissário de voo e agente de atendimento em aeroportos, a capacitação representa uma oportunidade de unir formação técnica e responsabilidade social.
Ascom secretário João Mendes de Jesus




