Simpósio debate cuidados com a saúde mental e prevenção ao uso de drogas
O 5° Simpósio “PREVENÇÃO É SOLUÇÃO”, realizado na última quinta-feira (26/06) na Fecomércio, no bairro do Flamengo, zona Sul foi promovido pela Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale e pela Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). O evento teve como objetivo estabelecer um diálogo fundamental sobre saúde mental, prevenção ao suicídio, depressão, combate ao uso de drogas e criar um ambiente propício para a discussão de temas correlatos.
A programação foi dedicada à prevenção do uso de drogas e à promoção do cuidado em saúde mental, reunindo lideranças políticas e profissionais de diversas áreas. O Coral “Novo Caminho” abriu o simpósio com uma apresentação especial.
O painel de abertura foi conduzido pelo deputado Danniel Librelon (RJ), presidente das Comissões de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos da ALERJ. Ele ressaltou que o evento é realizado em favor da vida, valorizando todos os cidadãos afetados direta ou indiretamente pelas drogas. “Estamos promovendo ações de prevenção com o compromisso de salvar vidas e oferecer esperança. Porque prevenir é cuidar, é estar presente antes da dor. Seguimos juntos nessa caminhada, acolhendo, ouvindo e prote e protegendo quem mais precisa.” – destacou.
Ainda no 1º Painel participaram a deputada Tia Ju (RJ), presidente da Unale e 2ª vice-presidente da ALERJ; o deputado Gilson Souza (PR), 1º vice-presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale; a deputada Catarina Guerra (RR) – que participou de forma online –, 2ª vice-presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale, que apresentou a cartilha “Oi Vamos Conversar?”; além da Sra. Thaís Camargo Pacheco, coordenadora de Gestão Intersetorial e Frequência, representando a Secretaria de Estado de Educação.
“O tema deste ano, “Juventude em foco: Prevenção, Educação e Cuidado”, é mais do que necessário. Falar de prevenção ao uso de álcool e drogas entre os jovens é falar de proteção à vida, de fortalecimento das famílias e de investimento em políticas públicas que realmente cuidem da nossa juventude. Como presidente da UNALE, sigo comprometida em unir forças com parlamentares de todo o Brasil para ampliar essa rede de cuidado e acolhimento. A juventude merece oportunidades, dignidade e esperança”, destacou Tia Ju.
Após uma nova apresentação do Coral “Novo Caminho”, o segundo painel trouxe palestras técnicas conduzidas por especialistas. O professor Márcio Farias (UFRJ) defendeu a inclusão de uma nova disciplina nos currículos escolares para transformação educacional:
“O projeto que eu trouxe como sugestão é a inclusão de uma disciplina chamada Prade, que trata dos problemas relacionados ao uso de álcool e drogas durante todo o período letivo. Não apenas palestras pontuais, mas um trabalho contínuo com os alunos apresentando os malefícios das drogas. Falando das drogas de maneira aprofundada e realizando oficinas, atividades externas e até esportes para não tornar o tema pesado. Assim, fazemos o aluno raciocinar durante todo o período letivo”, explicou o professor Márcio.
Também participou a Dra. Miriam Alice, Psicóloga Clínica, que falou sobre “Impasses Familiares em Contextos de Toxicodependência: a Importância do Acolhimento, do Cuidado e do Direcionamento às Famílias”, destacando a necessidade do suporte familiar no enfrentamento das dependências químicas.
Douglas Manassés, superintendente terapêutico da Secretaria da Casa Civil, abordou os desafios das comunidades terapêuticas ressaltando sua importância na rede de atenção à saúde mental. A Dra. Selene Franco, presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), falou sobre “Novas Perspectivas para a Prevenção do Álcool e Drogas: em que podemos contribuir?”. O simpósio contou ainda com a participação dos alunos da Escola Municipal Nereu Sampaio e do CEBRIC Brasil-Espanha – Colégio Hispânico Brasileiro de Niterói –, que estiveram presentes no evento acompanhando as atividades.
O 5° Simpósio “PREVENÇÃO É SOLUÇÃO” representou um momento fundamental para fortalecer ações integradas entre poder público, sociedade civil e especialistas em saúde mental e dependência química. A iniciativa reforça a importância do diálogo, da educação e do acolhimento como caminhos efetivos para a prevenção.
Ascom deputado Danniel Librelon



