Servidores do município de Barra do Piraí participam de palestra sobre orçamento e gestão
Barra do Piraí (RJ) – A Controladoria Geral do Município (CGM) promoveu, nessa segunda, 23, um curso aos servidores da prefeitura sobre os conceitos básicos de orçamento e gestão. O evento aconteceu no auditório da secretaria de Educação e contou com a presença de representantes de todas as secretarias, bem como de secretários e do prefeito Mario Esteves. O encontro teve como objetivo promover capacitação aos que trabalham em todas as pastas, aplicando gerenciamento mais moderno e profissional, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), do governo federal.
Segundo o controlador geral, Wendel Caruzo, realizar um evento desse porte é importante para aplicar uma capacitação de gestão mais moderna e profissional, que gere resultados positivos. Ele frisou que os processos internos para abertura de empenho, consulta de orçamento e deliberações dessa natureza são procedimentos cuidadosos, e assim o serão, até que se tenha um círculo virtuoso em conformidade com os ditames dos tribunais reguladores.
“Hoje, a capacitação é fundamental para implantar uma gestão que gere resultados. O servidor, seja qual for, é aquele responsável pela execução do serviço, colocando em prática as decisões do governo. Nada mais importante do que capacitá-lo. A atual gestão tem implantado o sistema de modernização. Além de fazer parte da CGM essa tarefa, há necessidade que se promova esse curso no início do governo”, disse.
O controlador apontou que esse foi o primeiro de muitos encontros para que se atenda à necessidade de formar o servidor para que cumpra o “seu papel e tarefa no dia a dia”. “É uma capacitação objetiva e clara para que todos possam aprender e colocar, na prática da lei, as normas dos Tribunais de Contas, bem como buscando as novidades e trazendo aos servidores tais conceitos de gestão. O primeiro foi muito bom, até porque foi a primeira oportunidade de contato com o servidor”, salientou Wendel, acrescentando que a prefeitura vai promover uma série de capacitações mais específicas.
O controlador ainda elogiou o trabalho dos servidores públicos, dizendo que os mesmos é que “fazem acontecer” dentro do governo. “Com as capacitações, teremos mais celeridade ao processo e economia ao município, uma vez que, os documentos, não vão voltar à estaca zero, ou serem considerados ilegais. Com esses cursos, geramos mais legalidade, e a probabilidade de haver erros é menor”, completou.
Quando o assunto é Lei de Responsabilidade Fiscal, Wendel admitiu que, na maioria das prefeituras, a atuação da LRF é na teoria, mas que precisa ser colocada em prática efetivamente. “É uma lei que veio para ficar. O cumprimento dela é fator decisivo aos governantes. Precisamos ficar atentos aos limites de gastos, obrigatoriedade dos relatórios – resumidos e de gestão –, limitação de empenho quando ultrapassa as receitas do mês, ao endividamento do município e outros pontos nela contidos. Os órgãos de fiscalização estão atuando em todos os municípios para haja este cumprimento”, sinalizou.
O prefeito Mario Esteves referendou as palavras do controlador e demonstrou-se contente com a participação em massa na capacitação, que contou com a presença de mais de 70 servidores. “É fundamental que o funcionalismo esteja alinhado àquilo que preconizam as leis e os órgãos fiscalizadores. Quem está na ponta, atuando diretamente na prestação de serviço e no atendimento ao cidadão, é o servidor público. Portanto, ele precisa trabalhar em consonância com o que determina a legislação e, para isso, temos que qualificá-lo”, finalizou.