Rosangela Gomes


Deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ)

Nome Civil: ROSANGELA DE SOUZA GOMES
E-mail: dep.rosangelagomes@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-5438
Endereço: Gabinete 438 – Anexo IV – Câmara dos Deputados
Data de Nascimento: 27/12/1966
Naturalidade: Rio de Janeiro – RJ

DEPUTADA ROSANGELA GOMES, nascida em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, cumpre agora seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados em Brasília, como deputada federal, eleita com 101.686 votos pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Foi deputada estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro do ano 2011 a 2014, e por três legislaturas consecutivas, foi vereadora no município de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, dos anos de 2001 a 2010. Marcou as eleições de 2004 sendo reeleita como a vereadora mais votada da Baixada Fluminense com 6.262 votos e em 2000 como a única mulher a eleger-se em Nova Iguaçu, obtendo assim 5.108 votos. Rosangela Gomes atendeu a convocação do seu partido para concorrer ao Senado da República Federal em 2006, surpreendendo o cenário político atingindo a marca de 262.132 votos.

Começou a sua jornada profissional como vendedora ambulante, trabalhou como auxiliar em serviços gerais em uma clínica dentária, foi instrumentadora cirúrgica e auxiliar de enfermagem na Cruz Vermelha, no Hospital Renaud Lambert e no Hospital da Posse. Filha de pai e mãe alcoólatras, sempre estudou em escolas públicas. Ainda muito jovem, Obreira há mais de 30 anos, na Igreja Universal do Reino de Deus, onde ela é membro há 34 anos, iniciou a sua luta pelo povo, abraçando a causa da juventude menos favorecida e abandonada pela sociedade. Rosangela liderou um projeto voltado para jovens, a fim de ressocializar aqueles que em virtude de problemas familiares e emocionais, gerados por fatores econômicos e sociais, ficaram desprezados sem perspectivas de um futuro promissor.

Devido a essa forte relação que Rosangela sempre teve com os jovens, o seu partido a convidou em 2008 para ocupar a cadeira de Presidente Nacional do PRB Jovem, mais um desafio a abraçar. Rosangela defende a importância de se criar oportunidades concretas para a juventude, através de incentivos de bolsas que permitam maior dedicação aos estudos e formação profissional, expansão de escolas técnicas, programas de estágio por meio de parceria com iniciativa privada para a garantia do 1º emprego, medidas que resultariam no desenvolvimento humano e na construção de uma nova perspectiva social. Desde 2011, Rosangela Gomes é coordenadora do PRB Mulher Nacional, onde desenvolve um excelente trabalho com mulheres em todo o Brasil.

Enquanto vereadora, Rosangela presidiu a Comissão de Defesa do Direito do Consumidor e a Comissão de Combate à Desigualdade Racial, fundada por ela. Assumiu como membro a Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, como relatora a Comissão de Constituição e Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e participa também da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher a qual também fundou.

Como deputada estadual, presidiu a Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, foi vice-presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional, como também da Comissão Especial Complexo Logístico Portuário do Açu. Atuou nas Comissões: Defesa dos Direitos da Mulher e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Como deputada federal, em 2015 e 2016, foi titular das seguintes Comissões: Titular e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Titular da Comissão de Seguridade Social e Família, 3ª procuradora da Secretaria de Mulheres na Câmara, Titular da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Preside o grupo de parlamentares do Brasil e países caribenhos, Preside o grupo de trabalho da comunidade de países de língua portuguesa, Relatora da CPI – Comissão Parlamentar de Inquéritos que apura a violência contra jovens negros no Brasil. Assumiu na Câmara dos Deputados, as seguintes comissões como:

Membro Titular:

• Comissão de Educação;

• Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, onde foi designada relatora setorial das seguintes áreas temáticas na Lei Orçamentária/2018: Presidência, Poder Legislativo, Poder Judiciário, MPU, DPU e Relações Exteriores;

• Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 518-A/2010, que concede estabilidade aos servidores públicos, admitidos sob o regime celetista, em exercício na data de vigência do Regime Jurídico Único;

• Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 2.438/2015, que “institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens, estabelece a sua avaliação e dá outras providências”;

• Comissão Externa destinada a acompanhar “in loco” as medidas de prevenção de desastres e auxílio às vítimas de enchentes, adotadas pelo Estado do Rio de Janeiro;

• Comissão Externa destinada a acompanhar a apuração e as ações vinculadas aos crimes de estupro em todo o território nacional;

• Comissão Externa destinada a acompanhar a crise fiscal instalada no Estado do Rio de Janeiro;

• Comissão Externa destinada a acompanhar a situação das emergências dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro.

• Comissão Parlamentar De Inquérito destinada ao estudo e apresentação de dados sobre a Violência Contra Jovens Negros e Pobres.

Membro Suplente:

• Representação Brasileira no Parlamento do MERCOSUL;

• Comissão de Educação;

• Comissão de Seguridade Social e Família;

• Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher;

• Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional;

• Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural;

• Comissão de Viação e Transportes – CVT;

Presidente:

• Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (RM-AP-CPLP);

Autora dos Requerimentos de criação:

• Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Relações Comerciais Brasil-Texas;

•Grupo Parlamentar para Intercâmbio entre os Parlamentos do Brasil e da República Dominicana;

Membro Integrante:

• Grupo Parlamentar para Intercâmbio entre os Parlamentos do Brasil e do Reino Unido;

• Grupo Parlamentar para Intercâmbio entre os Parlamentos do Brasil e Países Caribenhos;

• Grupo Parlamentar para Intercâmbio entre os Parlamentos do Brasil e Angola (1ª Vice-Presidente).

Pelo seu esforço, dedicação e desempenho em suas atividades parlamentares, a deputada Rosangela Gomes vê seu trabalho ser reconhecido ao se destacar internacionalmente. Em 2013, foi convidada pelo Comitê Internacional de Mulheres Brasileiras Imigrantes no Exterior para receber o Prêmio “Mulheres In Power” em Hartford, nos Estados Unidos, ocasião em palestrou sobre o Papel do Legislativo e a Construção de Políticas Públicas para Mulheres Imigrantes no Exterior. No mesmo ano de 2013, foi convidada a representar a ONU – Organização das Nações Unidas – no Panamá, para palestrar sobre “Mulheres Afrodescendentes e Ação Política na América Latina”.

No ano de 2015, em abril, foi a New York, nos Estados Unidos, à convite da ONU, para participar da 59º comissão da situação da mulher em New York. Ainda em 2015, acompanhou um grupo parlamentar Brasil – Marrocos, em uma viagem oficial com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre os dois países e estabelecer o intercâmbio com troca de experiências culturais e incentivar pesquisas e estudos nos campos econômico, social, tecnológico, científico, ambiental, político e cultural. Consolidando o ano de 2015, a deputada Rosangela Gomes foi premiada em Paris com a medalha oferecida pela Société d’Encouragement au Progrés (Sociedade do Encorajamento ao Progresso) na Écola Militaire (Escola Militar de Paris), reconhecimento este, pelo trabalho em defesa das mulheres e dos negros.

Em julho de 2016, realizou visitas técnicas à Assembleia da República, na cidade de Lisboa – Portugal, e à Assembleia Nacional, na cidade de Luanda/Angola, a fim de tratar de assuntos referentes à comunicação institucional no âmbito da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). No mesmo ano de 2016, já em dezembro, participou da Terceira Audiência de Relações Públicas em Boston – EUA, promovida pela Public Administration Institute com apoio da Massachusetts State House, com o objetivo de debater os problemas, as demandas e as propostas de melhorias para a maior comunidade brasileira no exterior.

Em março de 2017, participou da 61ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (CSW/ECOSOC), em Nova York, EUA.

Em agosto de 2017, Rosangela Gomes esteve em Montevideo, no Uruguai, para tomar posse no PARLASUL – Parlamento do Mercosul, como uma das 37 representantes titulares brasileiras, sendo 27 deputados Federais e 10 senadores. O PARLASUL é um órgão unicameral de representatividade popular integrante da estrutura institucional do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), substituindo a CPC (Comissão Parlamentar Conjunta). Ele foi criado em dezembro de 2005 pelo Conselho do Mercado Comum e a Comissão Parlamentar Conjunta dos países do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai) e atualmente é formado por um colegiado de Representações, onde os parlamentares são membros das respectivas casas legislativas e dividem suas atribuições entre os parlamentos.

Em março de 2018 Rosangela foi a Nova Yorque, em missão oficial, para participar da 62ª sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher, promovida pela ONU, com o tema prioritário: “desafios e oportunidades para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas rurais”.

Ainda em 2018, mais uma vez a frente do Parlasul, Rosangela esteve em Montevideo, no Uruguai, como uma das representantes brasileiras para tratativas de interesse dos países membros.

Em abril do mesmo ano, Rosangela promoveu em Brasília o encontro dos membros da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP) com o intuito de elaborar planos e estratégias no combate à violência contra a mulher, fomentar a igualdade de gênero e aumentar a participação feminina na política. Em agosto, Rosangela Gomes foi eleita como “Melhor Deputada do Ano” por votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2018.

Graduada em Direito pela Universidade de Nova Iguaçu – UNIG, Pósgraduada em Direito Público em 2007 e Direito Constitucional em 2008 ambas pela IUPERJ, e ainda com uma extensão Universitária sobre Prevenção do Uso de Drogas, pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2013.

Rosangela busca cada vez mais aperfeiçoar os seus conhecimentos no assunto para melhor representar a população do Estado do Rio de Janeiro.