“O caminho de volta é a única saída para Silva Jardim”

A trajetória política de Paulo Espíndola foi projetada passo a passo. Em sua caminhada, nada aconteceu aleatoriamente. Observador dos problemas do município ao qual nasceu, ele admite que a veia política foi aguçada no período em que foi presidente de uma associação de moradores, ocasião em que foi convidado a ingressar na política. Com dois mandatos como vereador e agora pré-candidato a prefeito do município, ele não desiste da transformação de Silva Jardim, mergulhada em problemas graves como falta de saneamento básico, educação, desemprego e saúde. Idealista e inconformado com a atual crise política e econômica no país, ele afirma que só há uma saída: o caminho de volta.
PRB RJ- Ao falar do município de Silva Jardim, o senhor nos passa mais que informações, o seu discurso parece intimista. Além de política, qual a sua relação com a cidade?
Paulo Espíndola – Sou nascido em Silva Jardim, na área rural, uma parteira me trouxe ao mundo. Sou filho nato e quero a mudança de minha cidade. Eu creio que passo verdade, comprometimento e amor pelo meu município.
PRB RJ- Como foi o seu ingresso na política?
PE – Eu estava como presidente da associação de moradores e interagia bastante com as pessoas. Um dia fui convidado para ingressar na política. Muitos se transformam para fazer política, no meu caso, tenho certeza de que é um dom, o de interagir e ajudar pessoas. A política muitas vezes retira esta característica do político. O meu jeito de ser me levou à política, a minha relação com as pessoas contribuiu para isso.
PRB RJ- Foi vereador em seu município?
PE- Fui vereador por dois mandatos, secretario de Governo e de Meio Ambiente.
PRB RJ- E sua chegada ao PRB?
PE – Participamos da campanha do senador Crivella e a sensibilidade dele com a população é um diferencial. Já tínhamos simpatia pelo partido, mas a proximidade com ele me fez conhecer o seu caráter, o trabalho sério na política, o que criou ainda mais simpatia em vir para o PRB. O fato de o partido ser ‘ficha limpa’ foi fundamental para meu ingresso.
PRB RJ – Qual a sua formação?
PE – Sou pós-graduado em administração pública. Advoguei durante muitos anos nas áreas criminal e cívil. A natureza jurídica do direito é social. E o direito nasce do fato social, o que tem tudo a ver com a gente.
PRB RJ- Quais são os problemas que considera mais graves em seu município?
PE- Existem muitos problemas, mas a falta de saneamento básico é grave. O esgoto é terceirizado e não há tratamento, com isso as pessoas são afetadas em sua saúde. Consequentemente, afeta a educação, pois, quando a população não tem saúde nem educação ambiental, são afetados diretamente.
PRB RJ- Em relação ao desemprego? Qual é a situação do município frente a esse problema?
PE- O desemprego é lamentável. A impressão que dá é que os políticos querem manter as pessoas no cabresto, pois não criam mecanismos eficientes para garantir empregos para a população. É uma forma de gestão retrógrada.
PRB RJ- Com tanta insatisfação popular, como acredita que as pessoas irão responder nas urnas?
PE- Acredito que a sociedade clama por mudança. O Brasil hoje passa por um momento muito complicado em que os políticos ultrapassaram todos os limites da ganância e da corrupção. Neste limite alcançado, só há um jeito: fazer o caminho de volta. Acreditamos que a população vá dar uma resposta a estes politiqueiros, que se aproveitam da fragilidade deste momento e, consequentemente, querem colocar cabrestos nas pessoas. Acho que os eleitores vão reagir dizendo não a estes políticos.
PRB RJ- O senhor acha que há condições de fazer este “caminho de volta”?
PE- Creio que sim, porque, quando se chega ao fundo do poço, tem que retornar. O Brasil chegou a tamanha situação de ganância e corrupção. Fui vereador por dois mandatos e não existia esta podridão vista atualmente. Hoje tudo se negocia, a corrupção está oficializada no país, o que é lamentável. Creio que é um quadro que pode ser revertido. É esta a missão do PRB.
PRB RJ- O que credencia o PRB, como boa opção para este quadro de desesperança?
PE- O PRB não é citado em escândalos, é ficha limpa. Temos lideranças importantes em todo país, o que lhe capacita ter um excelente resultado nas urnas.
PRB RJ- Qual a Silva Jardim que o senhor sonha para o povo sofrido do município?
PE- Como morador e pré-candidato, sonho com uma Silva Jardim em que as pessoas tenham trabalho, saúde, educação de ponta, saneamento básico totalmente concluído. Que nosso município tenha um líder à altura de suas necessidades e honestidade. A população sonha com dias melhores. É necessário haver uma transformação, as pessoas querem um líder em que possam confiar, que tenham acesso de fato.
PRB RJ- Que recado gostaria de deixar para a população silva-jardinense?
PE- Que o conhecimento liberta o homem. Quando o cidadão tem o conhecimento, luta pelos seus direitos. Um homem que não conhece os seus direitos é escravo do sistema.
Por Mônica Soares/Ascom PRB RJ
Foto: Demóstenes Ramos
