Lançado pré-candidato a prefeito, Igor Sardinha lidera bancada de oposição e propõe um novo caminho para Macaé

Em seu segundo mandato como vereador no município, Igor Sardinha admite ser apaixonado pelo que faz. Segundo ele, a grande motivação é a população que merece mais atenção e melhor gestão política. Em entrevista ao site do PRB-RJ, ele, que é advogado e pós-graduado em gestão pública pela Unicamp, deixou evidente características concernentes à profissão: conhecimento técnico, comprometimento e o envolvimento que usa no dia a dia na política.
A polidez e gentileza deste macaense chegam ao limite quando fala sobre a realidade política em Macaé: “Nosso mandato, desde o primeiro momento, sempre foi oposição a este governo. A forma como o prefeito conduziu seu governo após as eleições demonstrou que não cumpriria nada daquilo que foi prometido na campanha”, dispara Igor.
.
SITE PRB- É o seu segundo mandato na Câmara de Macaé. Como está sendo a sua trajetória política?
Igor Sardinha- Na legislatura passada consegui solidificar o nosso trabalho político, recebi um título concedido pela União dos vereadores do Brasil, que reconheceu o nosso mandato como destaque no país. Creio que foi fruto de um mandato atuante e propositivo, mas que não esquece que o papel do vereador é fiscalizar
SITE PRB- Em que tem sido pautado o seu trabalho?
Igor Sardinha- Conjugando estas duas atuações: fiscalização e proposição desde as primeiras legislaturas temos um mandato como vereador buscando o interesse da população. Agimos assim porque nas últimas eleições, Macaé viveu um momento em que a população deu uma resposta grande a tudo de ruim que vinha acontecendo e quis fazer opção por uma mudança. O Dr Aluízio foi eleito com uma expectativa muito grande da população. Ele tinha um discurso de que promoveria mudanças, passados 3 anos deste mandato, vemos que Macaé não vê mudança alguma, ao contrário, retrocede em muitas áreas.
SITE PRB- Pode dar exemplos?
Igor Sardinha- Na educação, Macaé teve a pior nota da cidade na história do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), durante este governo.
SITE PRB- O seu mandato é de oposição ao atual?
Igor Sardinha- Nosso mandato, desde o primeiro momento se colocou como oposição a este governo. Os discursos da
campanha foram deixados de lado e a realidade foi um verdadeiro estelionato eleitoral. Prometeu uma mudança que não veio.
SITE PRB- Que resultados este posicionamento tem lhe trazido? Tem sido apoiado?
Igor Sardinha- Começamos sozinhos na oposição. Em uma câmara de 17 vereadores, passamos um bom tempo sozinhos, como único vereador de oposição. Hoje temos 4 vereadores na oposição, dois do PRB. Eu e o vereador Amaro Luiz. Não trabalhamos para o quanto pior melhor, ao contrário. Não somos radicais, mas firmes. É um mandato que fiscaliza, denuncia, mas que também dá norte, mostrando por onde acreditamos que é importante o município andar. Estamos conseguindo formar um grupo e com isso, solidificar o PRB como alternativa de poder no município.
SITE PRB- O que mais o preocupa em Macaé?
Igor Sardinha- Macaé ficou durante todos estes anos e continua totalmente dependente da indústria do Petróleo. Não conseguiu aproveitar todos estes anos de pujança. Macaé é o 21° maior orçamento do Brasil e olha que se zerássemos os royalties recebidos, ainda assim Macaé seria a 34ª cidade com mais recursos do país. Mas, não aproveitou todos estes anos favoráveis para diversificar a sua economia. Não foi pensado quando chegasse o pós-petróleo, não conseguiram transformar tantos recursos em políticas públicas de qualidade. Hoje vemos uma cidade rica em recursos, mas pobre demais em relação à qualidade de suas políticas. Mobilidade urbana totalmente ineficiente, com transporte público precário. Saúde insatisfatória, educação precária. É uma cidade que não aproveitou as oportunidades. E a população reconhece estas deficiências. Está mais do que na hora de Macaé virar esta página e aproveitar as oportunidades que vêm.
SITE PRB- Com tantos fatores negativos, o eleitor macaense mudou a postura?
Igor Sardinha- A população brasileira como um todo está muito descrente com a política e com a coisa pública. Hoje temos
um eleitor desconfiado, que cobra por transparência, boa conduta na administração pública. O nosso mandato é intransigente na cobrança de posturas transparentes da boa governança. Acredito que o eleitor vem percebendo que nós representamos o que ele realmente quer ver na administração. Quando atuamos, denunciamos e fiscalizamos nos aproximamos do que a população espera da política macaense.
SITE PRB- A saúde é uma das áreas que o senhor tem trabalhado, tendo recentemente a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores tratado sobre a Estratégia Saúde da Família. Por que a saúde é tão preocupante no município?
Igor Sardinha- Temos um prefeito que é um médico, um neurologista de renome na cidade. Acredito que o discurso político que o Dr Aluízio fez sobre mudanças, somada à característica peculiar da profissão que ele exerce, fez com que a expectativa em relação às melhoras na área de saúde fosse muito grande. Na verdade estamos muito longe de ver isso: filas quilométricas para as pessoas agendarem exames, quando isso acontece esperam meses para serem atendidas, como se a doença esperasse. As unidades de pronto atendimento (UPA) em completo estado de falência. Ninguém consegue atendimento, servidores insatisfeitos com as condições de trabalho e isso reflete no atendimento à população. A saúde em Macaé está totalmente abandonada, aquém das expectativas e capacidade. Volto a dizer: uma cidade que tem 21º maior orçamento do país e com a população não tão grande assim, aproximadamente 230 mil habitantes não pode conviver com políticas desta natureza, é inadmissível.
Site PRB- Você costuma dizer que o ideal é ter uma administração próxima a população. Acha que é possível?
Igor Sardinha- Temos a mais absoluta certeza. Ao longo destes anos como vereador, conseguimos fazer com que as pessoas percebessem em nós a coragem para enfrentar os problemas, a dedicação para estudar estes problemas e mais do que isso, a capacidade de dialogar com a população. E trazer as pessoas não só para nos ajudarem no diagnóstico, mas para construir a política.
Site PRB- Com tantos problemas, você acredita na mudança, em avanços para Macaé?
Igor Sardinha- Sou otimista e acredito que sim, podemos avançar, aliás, estamos avançando. Hoje vemos em Macaé uma administração arrogante, que acha que pode sair do conforto do gabinete, adivinhando o que a população quer e o que precisa. Precisamos de uma administração mais próxima da população, chamando para ela para estar junto e ser protagonista deste processo. A população de Macaé não pode mais conviver com governos que negligenciam as ações, que são arrogantes. São midiáticos, mas sem ações concretas. Muitas vezes divulgando números irreais, inexistentes. Temos totais condições de colocar Macaé no lugar aonde ele pode estar.
Site PRB- Qual o seu recado aos macaenses?
Igor Sardinha- O eleitor hoje está machucado, decepcionado, fechado para balanço porque confiou e não recebeu o que merecia. Convido que todos acompanhem as ações da Câmara dos Vereadores para que tentem participar ativamente de tudo o que envolve a cidade. Desta forma encontraremos outro caminho baseado no respeito à coisa pública e na participação popular. Precisamos de total transparência.
Por Mônica Soares
Ascom PRB RJ
Fotos: Demóstenes Ramos
