Defesa Civil de Barra do Piraí possui Plano de Contingência em razão dos temporais
Barra do Piraí (RJ) – Preocupada com a chegada do Verão – com elevado aumento do índice de chuvas –, a diretoria de Defesa Civil, desejando o bem da população, anuncia que possui o Plano de Contingência em razão de temporais e cheias dos rios Paraíba do Sul e Piraí.
Segundo o diretor de Defesa Civil, Antônio Carlos Elias, com a estação das chuvas, os moradores de Barra do Piraí ficam sempre temerosos com a possibilidade de novos deslizamentos ou cheias, que poderiam invadir suas residências. Ele afirma que existem ações imediatas já elaboradas, caso isso venha a ocorrer.
“Sempre a primeira ação é a mais importante, e a rapidez é fundamental para êxito nessas ações. Por isso, mantemos um relacionamento estreito com o pessoal da Light – responsável pelo controle de vazões -, para que possamos, com antecedência, saber do aumento dessa descarga e, consequentemente, repassar aos moradores para que possam cuidar de seus patrimônios. Após comunicado às comunidades, cujas residências ficam em níveis muito baixo e são as primeiras a serem atingidas pelas águas, colocamos equipamentos à disposição dos atingidos”, garantiu o chefe da pasta, acrescentando que possui apoio das secretarias de Serviços Públicos, de Água e Esgoto e de Assistência Social.
Antônio Carlos referendou que o município de Barra do Piraí possui parceria com a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro, e que as sirenes, desligadas no ano passado por questões de manutenção, serão religadas em breve, o que vai auxiliar na comunicação de problemas relacionados aos fenômenos da natureza.
“A Defesa Civil do estado é nossa conselheira e parceira, através do qual recebemos apoio e, às vezes, equipamentos. As sirenes foram desligadas ano passado por conta da inadimplência do estado para as suas manutenções. Existe, porém, a intenção do governo em ligá-las a partir de fevereiro, e assim esperamos”, frisou.
O chefe da pasta de Ordem Pública e Defesa Civil ainda convida a população a ser parceira no sentido de colaborar com a prefeitura. “É preciso conscientizar a população que a Defesa Civil não consegue ter acesso a tudo o que acontece na cidade sem a colaboração da população. O uso do telefone 199 é fundamental para que possamos saber de acidentes e incidentes durante temporais e enchentes”, arremata.