Combate às drogas nas escolas agora é lei

Está em vigor a Lei nº 8.911/25, de autoria do vereador Inaldo Silva (Republicanos), que cria o programa de combate às drogas nas escolas municipais. A lei prevê cursos para alunos, familiares, educadores e funcionários.
“Teremos uma parceria com a Guarda Municipal que vai contar com pessoal treinado disponibilizando informações e aconselhamentos aos alunos sobre os riscos e consequências do tráfico de drogas”, disse o vereador Inaldo Silva. Os pais poderão contribuir para as ações de prevenção, discutindo as estratégias, sugerindo e avaliando seus resultados.
Mais da metade das escolas públicas do Município do Rio de Janeiro está em territórios sob a influência de grupos armados: 30% delas em regiões dominadas pelo tráfico de drogas e 28,4% em áreas controladas pela milícia. Na região metropolitana, o problema afeta 1.800 colégios. Os dados são de um relatório da Unicef, do Instituto Fogo Cruzado e de outros órgãos.
“As drogas são um problema de saúde pública. E, com o crescimento do desemprego e da violência, o seu consumo tende a aumentar. O objetivo dessa lei é chamar atenção das nossas crianças para um tema delicado, mas que necessita ser debatido profundamente. Crianças, adolescentes e toda a família precisam ter a real noção do perigo que as drogas trazem para o desenvolvimento humano”, concluiu o vereador Inaldo Silva.
Texto: Andréia Brilhante
Foto: Câmara Municipal